versão para impressão – clique aqui para acessar a versão em flash

 

open_seminar

16 de Junho de 2008 - World Trade Center – São Paulo

 

Participe do evento que trará para o Brasil o debate sobre o novo paradigma da Estratégia e Inovação

 

Open Innovation & Open Business Models

 

O Open Innovation Seminar 2008 irá contar com a presença do Prof. Henry Chesbrough e debatedores representando empresas, instituições de pesquisa, investidores e agências públicas de fomento à inovação para discutir em um evento de um dia inteiro os conceitos e a aplicabilidade do Open Innovation e Open Business Models no cenário brasileiro.

Open Innovation e Open Business Models formam um novo modelo de Inovação e Estratégia já adotados por empresas como IBM, P&G, 3M, Genentech, General Mills, Kimberly Clark, Intel, HP, EMC, Dell, Microsoft, SAP e Xerox.

 

 

• PALESTRA: Open Innovation – Conceitos e Aplicações

Na palestra Henry Chesbrough abordará os principais conceitos do Open Innovation e Open Business Models e suas aplicações. O objetivo é expor esses conceitos ao público, incluindo os resultados das pesquisas mais recentes quanto a sua aplicabilidade em diferentes setores e países, de forma a tornar mais profícuo o debate que ocorrerá nas mesas. Logo após a apresentação, o professor estará disponível para eventuais questionamentos da platéia.

Após a palestra serão organizadas três mesas de debate em seqüencia, para discutir os temas:

• MESA 1:  O Open Innovation pode ser aplicado à realidade das empresas no Brasil?

• MESA 2:  Como o Open Innnovation pode contribuir para a formulação de políticas públicas de incentivo à inovação?

• MESA 3:  Quais as oportunidades de empreendedorismo de startups e corporativo podem ser criadas pelo Open Innovation?

 

 

O EVENTO

A inovação é cada vez mais reconhecida como uma fundamental fonte de vantagem competitiva às empresas. Por isso, a cultura da inovação tem se difundido de tal modo que é possível encontrar diversas ações relacionadas a essa temática, desde programas de inovação nas empresas, passando por cursos de especialização e MBAs, até a multiplicação de eventos e livros.

O cenário parece mudar: as universidades abrem suas portas, incubadoras de base tecnológica se multiplicam, programas públicos de fomento e incentivo à inovação são aprimorados, a disponibilidade de capital empreendedor aumenta etc. Entretanto, parte das ações que representa o interesse em promover uma cultura da inovação no país acaba se perdendo em meio ao modismo da utilização desse termo e à ineficácia de algumas iniciativas. Daí a necessidade de debates mais profundos sobre os modelos de inovação e suas aplicabilidades.

O Open Innovation traz elementos interessantes para este debate, uma vez que questiona a utilização de práticas tradicionais de geração de inovação nos dias de hoje. Comumente, as empresas continuam a manter estruturas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) a portas fechadas, em função do sucesso desse modelo no passado. Nessa nova abordagem, as empresas utilizam idéias externas em seu próprio processo de inovação, ao passo em que também disponibilizam para outras empresas idéias internas geradas em suas equipes de pesquisa e que não serão utilizadas em seu negócio.

O Open Innovation Seminar 2008 visa debater a aplicabilidade dessa nova abordagem e modelo. Trazemos pela primeira vez ao Brasil o Prof. Henry Chesbrough da Haas Business School da Universidade da Califórnia – Berkeley, pesquisador que cunhou o termo Open Innovation. Além disso, convidamos executivos, pesquisadores, formuladores de políticas públicas, empreendedores e investidores para debaterem o tema.

 

Questões a serem debatidas:

·         O Open Innovation pode ser aplicado à realidade das empresas no Brasil?

·         Como o Open Innovation pode contribuir para a formulação de políticas públicas de incentivo à inovação

·         Quais as oportunidades de empreendedorismo de startups e corporativo podem ser criadas pelo Open Innovation?

 

O evento reunirá uma das principais autoridades em inovação da atualidade, especialistas da área e um público de mais de 500 pessoas.

PÚBLICO-ALVO:

Executivos ligados às áreas de pesquisa e desenvolvimento, operações, marketing, gestão de pessoas e estratégia, pesquisadores, empreendedores, investidores, formuladores de políticas públicas e representantes de entidades de ciência, tecnologia e inovação.

 

PROGRAMAÇÃO

new-11.gif

 

PALESTRA: Open Innovation - Conceitos e Aplicações

HORÁRIO: 09h00 – 11h00

Na palestra Henry Chesbrough abordará os principais conceitos do Open Innovation e suas aplicações. O objetivo é expor esses conceitos ao público, incluindo os resultados das pesquisas mais recentes quanto a sua aplicabilidade em diferentes setores e países, de forma a tornar mais profícuo o debate que ocorrerá nas mesas. Logo após a apresentação, o professor estará disponível para eventuais questionamentos da platéia.

 

MESA 1: Iniciativas de Open Innovation no Brasil

HORÁRIO: 11h20 – 13h20

Gerar inovações de alto impacto é o grande desafio das empresas que visam competir em um mercado globalizado. Nesse sentido, as empresas têm procurado cada vez mais criar programas de inovação radical. Nos últimos anos, tem sido possível identificar uma mudança significativa nas estruturas de P&D das empresas dos Estados Unidos e de determinados países da Europa e Ásia. Nessas regiões o modelo de Open Innovation tem sido cada vez mais adotado pelas grandes corporações. Sabe-se que a produção de conhecimento no Brasil é relevante, porém a transformação desse conhecimento em resultado econômico ainda tem muito a avançar. Além disso, o país investe pouco em P&D se comparado às economias mais desenvolvidas. Visando fazer melhor uso desse conhecimento disponível, algumas empresas no Brasil já começaram a adotar práticas relacionadas ao Open Innovation. Outras já criaram programas formais baseados nesse modelo. Nesta mesa pretende-se debater a importância da aplicação do Open Innovation nas empresas brasileiras e nas empresas multinacionais instaladas no país.

OBJETIVO: Debater como o modelo de Open Innovation pode contribuir para a criação de programas de inovação radical nas empresas atuantes no Brasil.

 

MESA 2: Open Innovation e o Sistema Nacional de Inovação

HORÁRIO: 14h40 – 16h40

Visando aumentar a competitividade da indústria nacional, as políticas públicas têm focado cada vez mais na criação de mecanismos de incentivo e fomento à inovação. Exemplos desse esforço são: a recente criação da Lei de Inovação e da Lei do Bem, a multiplicação de programas de fomento e financiamento a projetos de inovação a partir de agências federais e estaduais, o incentivo à criação de parques tecnológicos e incentivos fiscais pelos municípios, a criação de núcleos de inovação tecnológica, incubadoras de empresas e escritórios de transferência de tecnologia nas universidades públicas. Observa-se nesses programas uma tendência coerente com o modelo de Open Innovation. Entretanto, faz-se necessário um aprofundamento do debate sobre a aplicabilidade dos conceitos do Open Innovation na formulação dessas políticas públicas. A proposta desta mesa é discutir como o modelo de Open Innovation pode auxiliar os formuladores dessas políticas na criação de mecanismos mais eficazes.

OBJETIVO: Debater como o modelo de Open Innovation pode contribuir para a criação de programas públicos de incentivo e fomento à inovação mais eficazes.

 

MESA 3: Empreendedorismo e oportunidades trazidas pelo Open Innovation

HORÁRIO: 17h00 – 19h00

Grandes empresas dependem de inovações radicais para criarem novas bases de crescimento. Entretanto, muitas vezes a estrutura operacional das empresas encontra-se focada apenas na inovação incremental e, freqüentemente, é oposta à estrutura necessária para viabilizar a inovação radical. As empresas nascentes (start-ups) inovadoras são motores interessantes e, talvez, mais apropriados para a inovação radical. Em geral, são criadas e recebem investimentos com a expectativa de gerarem inovações radicais, pois não sofrem a mesma burocracia que atinge as grandes firmas. Por serem extremamente flexíveis e estarem aptas a captar os sinais do mercado, são capazes de iniciar as operações em baixos mercados. Apesar disso, as pequenas empresas sofrem desvantagens de posicionamento para comercializarem suas inovações, já que não possuem cadeia de suprimentos estruturada, infra-estrutura, marca forte e credibilidade, características das grandes companhias. O foco desta mesa concentra-se em como os programas de Open Innovation podem gerar novas oportunidades de parceria entre pequenas e grandes empresas.

OBJETIVO: Debater o impacto do empreendedorismo de base tecnológica na estratégia empresarial das grandes corporações e a forma como os empreendedores podem contribuir nos programas de inovação radical das grandes empresas.

 

PALESTRANTE E DEBATEDORES

 

PALESTRANTE: Henry Chesbrough

Henry Chesbrough é Ph.D. em administração de empresas pela Universidade da Califórnia – Berkeley, cursou MBA na Universidade de Stanford e graduou-se na Universidade de Yale, summa cum laude.

Foi professor de Harvard e atualmente leciona na Haas School of Business da Universidade da Califórnia – Berkeley, onde é Diretor-Fundador Executivo do Center for Open Innovation.

Com mais de dez anos de experiência na indústria de informática, trabalhou na fabricante de discos rígidos Quantum e aconselhou muitas empresas líderes sobre os benefícios de um modelo mais aberto, como IBM, P&G, 3M, Genentech, General Mills, Kimberly Clark, Intel, HP, EMC, Dell, Microsoft, SAP e Xerox.

Seus trabalhos acadêmicos foram publicados na Harvard Business Review, California Management Review, Sloan Management Review, Research Policy, Industrial and Corporate Change, Research-Technology Management, Business History Review e Journal of Evolutionary Economics.

É autor dos livros Open Business Models e Open Innovation, que são considerados as principais referências sobre inovação na atualidade. Seus livros propoem uma nova abordagem para a organização da pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas,através da utilização de idéias externas em seu próprio processo de inovação, ao passo em que também disponibilizam para outras empresas idéias internas geradas em suas equipes de pesquisa e que não serão utilizadas em seu negócio. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology foi considerado um dos melhores livros do negócio de 2003.

Pela importância de seu trabalho sobre inovação, foi indicado como Top 50 Innovator pela revista Scientific American.

 

DEBATEDORES:

 

• MESA 1: Iniciativas de Open Innovation no Brasil

Executivos e especialistas debaterão como o modelo de Open Innovation pode ser aplicado à realidade das empresas no Brasil.

new-8.gif

 

Mesa 2: Open Innovation e o Sistema Nacional de Inovação

Especialistas debaterão como o Open Innovation pode contribuir para a formulação de políticas públicas de incentivo à inovação.

new-9.gif

 

Mesa 3: Empreendedorismo e oportunidades trazidas pelo Open Innovation

Especialistas debaterão quais as oportunidades de empreendedorismo de startups e corporativo que podem ser criadas pelo Open Innovation.

new-10.gif

 

 

LOCAL DO EVENTO

16 de Junho de 2008

World Trade Center

Av. das Nações Unidas, 12.551

Brooklin Novo – São Paulo – SP

CEP 04578-903

Como chegar

 

 

INSCRIÇÕES

tabela_inscricoes2.gif

 

Clique aqui para se inscrever

 

Desconto para apoiadores e membros da comunidade acadêmica:

Associados, funcionários, membros, alunos e ex-alunos das instituições apoiadoras, bem como, estudantes e professores universitários têm desconto no valor da inscrição:

R$ 600,00 até dia 06.06

R$ 700,00 até dia 15.06

 

Favor informar na ficha de inscrição no campo “comentário” o vinculo que possuiu para confirmação do desconto.

 

Empresas interessadas em patrocinar o evento:

Para aquelas empresas que desejam ser patrocinadoras do evento, temos 4 tipos de pacotes para as empresas:

5 pessoas: Empresa Participante

10 pessoas: Patrocínio Silver

20 pessoas: Patrocínio Gold

30 pessoas: Patrocínio Platinum

 

Entrem em contato para informações sobre os valores dos pacotes e as quotas de patrocínio.

 

LINKS

 

Logo Blog.gif

Blog Allagi - Open Innovation

Blog da Allagi sobre inovação, empreendedorismo e Open Innovation

 

 

berkeleyc

Center for Open Innovation – Berkeley

Unidade da Haas School of Business de Berkeley que conduz as pesquisas sobre inovação aberta e modelos de negócios abertos.

 

 

Portal Open Innovation

Site e blog sobre Open Innovation mantidos pelos professores: Henry Chesbrough, Wim Vanhaverbeke e Joel West.

 

 

Livro: Open Innovation: Researching a New Paradigm

Texto completo disponível on-line com artigos sobre o modelo de Open Innovation.

Os textos são provenientes do livro publicado pelos professores Henry Chesbrough, Wim Vanhaverbeke e Joel West.

 

Portal Open Innovation Europa

Portal europeu sobre inovação aberta mantido pelo professor Wim Vanhaverbeke da Limburg University Center, Bélgica.

 

 

PATROCÍNIO PLATINUM

natura.gif

 

 

 

 

PATROCÍNIO SILVER

 

VSE - VALE SOLUÇÕES EM ENERGIA

Cristalia_NOVO_chapado

 

 

APOIO

berkeleyc

EAESP-cenn-cepe-estrategia_curvas

fei

 

Inova

pgtc

logo_FIA

Fórum de Inovação

PROTEC

Logo INPI em curva

logo_SBGC

INEI_horizontal

Logo PECE

logo_SEMANA.gif

agencia-usp

Logo_Sebrae_centro.gif

new-12.gif

       

 

 

REALIZAÇÃO

 

allagic

 

 

EQUIPE ORGANIZADORA

Bruno Rondani - FGV / FSA / Allagi

Rafael Rocha Levy – Allagi

Fabiana Grieco Cabral de Mello - Allagi

Roberto Bernardes - FEI-ADM / ESPM-ADM

Paulo Lemos - Inova-Unicamp

Ana Flávia Portilho Ferro - DPCT-Unicamp

 

 

CONTATO

Fabiana Grieco

fabiana.grieco@allagi.com.br

Tel: +55 (11) 4508-2755

Fax: +55 (11) 4508-2758