O Open Innovation Seminar
O Open Innovation Seminar (OIS) é uma iniciativa do Centro de Open Innovation – Brasil, dedicado a:
• disseminar as práticas de inovação aberta no Brasil e no mundo;
• conectar as pessoas que participam do processo de inovação visando à formação de redes e parcerias;
• fomentar o desenvolvimento de uma comunidade de prática em open innovation.
Resultados das edições anteriores
O Open Innovation Seminar de 2008 ousou em trazer pela primeira vez ao país o professor Henry Chesbrough para discutir com executivos, acadêmicos e formuladores de políticas públicas a aplicabilidade do conceito no país. Como preparação para o debate, Henry Chesbrough foi assessorado pela consultoria Allagi sobre as características do sistema nacional de inovação brasileiro e os painelistas se instruiram sobre open innovation.
Como resultado, o evento foi aplaudido pelo excelente nível de debate e alcançou grande repercussão na mídia e nas escolas de negócio. Open innovation entrou no agenda dos gestores de inovação e no currículo dos principais cursos de especialização em inovação e MBAs no Brasil. Ficou patente que a open innovation não apenas era aplicável no Brasil, como também já vinha sendo praticada por algumas empresas líderes.
Em 2009, o desafio do Open Innovation Seminar foi fazer do evento um momento onde praticantes de inovação aberta se encontrassem e trocassem experiências sobre suas práticas entre si. Ao mesmo tempo, permitir a interação entre praticantes com formuladores de políticas públicas, pesquisadores em inovação, e empresas que oferecem ferramentas e serviços para facilitar a prática da inovação aberta. A presença do Professor Chesbrough foi fundamental para enriquecer os diálogos com sua visão privilegiada e experiência internacional.
Em 2008 o evento foi realizado em apenas um dia num formato orientado a painel de discussão moderado por um especialista no tema. Em 2009, o evento foi estendido para dois dias e passou a incluir a apresentação de casos de empresas, sessões temáticas e reunião exclusivas entre patrocinadores e o Professor Chesbrough.
Comparativo 2008 - 2009
• Painelistas e palestrantes: aumento de 16 para 40, refletindo o maior interesse de especialistas pelo tema, possibilitando a diversificação dos aspectos abordados e das experiências apresentadas.
• Mais organizações presentes em 2009: 158 empresas e instituições de diversos segmentos, que tiveram alta participação nos painéis e palestras.
• Presença de mais empreendedores, fruto da parceria com o PIPE-Fapesp.
• Mais membros do governo presentes, com participação de mais entidades governamentais, como FINEP, FAPESP, BNDES, MCT, IPT, MDIC e SEBRAE, entre outras.
• Presença de representantes de fundos de investimento.
• Evento com alcance nacional: 70% do público de fora da cidade de São Paulo, representando praticamente todas as regiões do Brasil.
• Apoio institucional e patrocínio de organizações de atuação destacada no cenário de inovação brasileiro: 15 novas entidades se envolveram em 2009, totalizando 40.
Resultados
• 358 inscritos
• 158 entidades presentes
• 10 estados do Brasil
• Cobertura da mídia:
• 176 veiculações em 106 veículos
como Agência Fapesp, Revista Finep, Portal Editora Abril, Harvard Business Review, Época Negócios, etc
• 28 instituições apoiadoras
• 11 organizações patrocinadoras
Público Inscrito por setores
Público Inscrito por cargos
Repercussão Nacional
Evento traz ampla repercussão para as instituições patrocinadoras: