News

Governo Federal convoca setor automotivo a investir mais no Brasil

Líder de projetos do setor automotivo da ABDI afirma que novo regime automotivo brasileiro busca estimular cadeia de fornecedores e engenharia

O 5º Open Innovation Seminar, maior encontro mundial de inovação aberta, que está sendo realizado nesta semana, reuniu agências de fomento do governo e empresas para abordar o uso dos mecanismos públicos de incentivo à inovação. No evento, o líder de Projetos do Setor Automotivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Bruno Jorge, rebateu as críticas à política de incentivo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dentro do novo regime automotivo brasileiro, o Inova Auto, lançado no último mês pelo governo federal. O programa prevê incentivos gradativos às empresas que invistam 0,15%, 0,5% e 1% em P&D. Representantes do setor, no entanto, alegam que a realidade é outra e os investimentos já giram em torno de 4% na área. Segundo Bruno, a justificativa para os percentuais é a necessidade se considerar uma média de investimentos no setor. “Há muito dinheiro, mas algumas empresas não têm nem mesmo setores de engenharia, nem produzem os próprios motores. Essa situação precisa ser modificada”, afirmou.

Considerando o grande porte das empresas do setor automotivo e um faturamento anual de cerca R$ 92 milhões para a área – que se concentra fundamentalmente em quatro grandes empresas no Brasil – o governo brasileiro lançou o Inovar Auto, que tem como um dos objetivos desenvolver processos de P&D no setor. A ideia é fazer com que a indústria nacional seja competitiva e fabrique carros mais econômicos e seguros. Para receber os incentivos previstos pelo governo, a iniciativa privada deve investir em P&D, por exemplo, para garantir eficiência energética dos automóveis. “O fato de haver bastante recurso financeiro no Brasil para o setor automotivo, enquanto existem também instituições ociosas em outros países devido à crise econômica, a criação de um programa de inovação fez-se ainda mais necessário e oportuno”, ressaltou Jorge.

Open Innovation Seminar

O Open Innovation Seminar é o maior encontro global de inovação aberta, realizado anualmente pelo Centro de Open Innovation - Brasil e apoiado institucionalmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tema “Crescimento sustentável apoiado em redes de inovação: agenda Brasil”, o quinto OIS contou com palestras nacionais e internacionais, workshops e arenas de inovação aberta – grupos de trabalho multidisciplinares em que foram colocados em pauta desafios brasileiros com o objetivo de propor e desenvolver ações de inovação relacionadas a eles. Desde 2008, o OIS reúne especialistas da chamada hélice tripla da inovação – governo, empresas e universidades. Também tem sido apoiado por importantes entidades públicas, como ABDI, ANP, Finep, CNPq e INPI, além de associações, universidades e grandes empresas.

 

» Voltar

Confira as últimas edições do Boletim OIC:

» Novembro   » Outubro   » Setembro  » Ver todos

Receba os Boletins OIC.

» Ciência sem Fronteiras promoveu maior encontro de países e empresas já realizado desde seu lançamento
Nesta terça-feira, 13 de novembro, o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, promoveu a maior reunião de países, empresas e organizações parceiras já realizada desde seu lançamento...


» Outras notícias