Programação

WORKSHOPS E CURSOS

Cursos sobre temas emergentes em gestão da inovação e inovação aberta, para praticantes do nível de conhecimento básico, intermediário e avançado.

AGENDA

Clique no ícone para acessar mais informações dos cursos programados / Click on the below for more information.

Data Período Curso
SALA 01 SALA 02 SALA 03 SALA 04 SALA 05
13/11
terça-feira
Manhã Métodos e técnicas de Ideação - New ventures creation: what managers can learn from entrepreneurs (INT) - Projetos de inovação tecnológica - - Foundations of Open Innovation (INT) -
Tarde Programas de idéias e desafios - Knowledge integration and open innovation (INT) - Building up a Technology Transfer Community from a Government perspective (INT) - - Managing Open Innovation (INT) -
14/11
quarta-feira
Manhã Design da experiência do usuário: a satisfação do consumidor como estratégia de inovação - COCRIAÇÃO: uma abordagem prática para as empresas brasileiras abraçarem a inovação - Estratégia de Inovação Tecnológica - Transferência de tecnologia - How innovation intermediaries connect Open innovation markets? (INT) -
Tarde Design thinking e inovação - Inovação e Estratégia - Comunicação interna: como disseminar a cultura de inovação? - Inteligência tecnológica - -

(INT) = Curso Internacional

VALORES

Categoria Até 5/10 Até 8/11 No evento
Curso Nacional (4 horas) R$ 625,00 R$ 700,00 R$ 800,00
Curso Internacional (4 horas) R$ 850,00 R$ 900,00 R$ 1.000,00

* VALORES POR CURSO
* Os cursos serão realizados mediante quorum mínimo de participantes

Métodos e técnicas de Ideação

13 de Novembro, Manhã

Apresenta as principais técnicas de ideação e propõe exercícios para sua prática e a análise de sua aplicação. Métodos para solução criativa de problemas. Métodos ágeis e prototipação rápida. Facilitação de processos criativos.

Instrutor convidado: Luciana Annunziata, é designer de inovação e aprendizagem social, diretora da Dobra (dobra.com.br), empresa fundada em 2001 com foco no desenvolvimento de processos de inovação, aprendizagem, e mudança organizacional. É mestre em criatividade aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, psicodramatista formada e pós- graduada pela Role Playing, consultora de processos formada pela Adigo Consultores e economista pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Há mais de 15 anos desenvolve consultoria em desenvolvimento organizacional e inovação para empresas de grande porte tais como Unilever, Parmalat, Santander, Boehringer Ingelheim, IFF, Vale e Natura. Edita o blog ideiasprainovar.com.

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

New ventures creation: what managers can learn from entrepreneurs (INTERNATIONAL COURSE)

13 de Novembro, Manhã

Effectuation was originally developed in the field of entrepreneurship and can be defined as a set of teachable and learnable decision-making principles that together form an overall logic that expert entrepreneurs are observed to employ in situations of uncertainty for creating new ventures and new markets. More generally, effectuation is about the creative process that focuses on human action as the “predominant factor shaping the future” and can be extensively defined as a “general framework of decision making in highly uncertain situations”. In this course, Saras Sarasvathy, will provide managers, venture capitalists and entrepreneurs with an alternative toolbox for innovation in the face of an unpredictable future.

Instrutor convidado: Saras Sarasvathy, A leading scholar on the cognitive basis for high-performance entrepreneurship, Sarasvathy serves on the editorial boards of the Journal of Business Venturing and Strategic Entrepreneurship Journal and is advisor to entrepreneurship education programs in Europe and Asia. Her scholarly work has won several awards, including the 2001 William H. Newman Award from the Academy of Management and the 2009 Gerald E. Hills Best Paper Award from the American Marketing Association. Her book Effectuation: Elements of Entrepreneurial Expertise was nominated for the 2009 Terry Book Award by the Academy of Management. She is also a member of the Strategy, Entrepreneurship and Ethics area and teaches courses in entrepreneurship and ethics in Darden’s MBA program. In addition, she teaches in doctoral programs not only at Darden, but also in Denmark, India, Croatia and South Africa. In 2007, Sarasvathy was named one of the top 18 entrepreneurship professors by Fortune Small Business magazine.

* Este curso será apenas ministrado em Inglês, sem tradução simultânea / This course will only be taught in English, without simultaneous translation

» Topo

Projetos de inovação tecnológica

13 de Novembro, Manhã

Esse treinamento é focalizado na preparação do participante para o efetivo gerencialmento de projetos de inovação tecnológica aberta, em seu nível tático, desde o seu planejamento integrado até a entrega dos resultados. Analisa o processo de PD&I tecnológico e discute os fundamentos do gerenciamento de tecnologia sobre uma perspectiva prática, baseado em insights e lições aprendidas pelo autor ao longo de 15 anos de PD&I pré-competitivo na Embraer.

Instrutor convidado: Claudiano Sales de Araújo Jr., Technology Development (Innovation) / Project Administrator – EMBRAER, é PhD pela Technical University Denmark, na área de inovação e gestão de projetos e de produtos; certificado pela PMI (Project Management Institute) e Membro sênior da The Design Society (Inglaterra); engenheiro Mecanico e Mestre em Engenharia Mecânica (Desenvolvimento de Produtos) pela Univ. Federal de Santa Catarina; especialista em Desenvolvimento de Novos Produtos pela TIATC (Tsukuba, Japão). Trabalha há 15 anos na Embraer, onde foi responsável pela implantação e gerenciamento de diversos projetos nas áreas de desenvolvimento de produtos, gestão de projetos e inovação de processos. Atualmente é gerente de projetos de desenvolvimento tecnológico com parceria de instituições de pesquisa.

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

 

Foundations of Open Innovation (INTERNATIONAL COURSE)

November 13th, Morning

The concept of open innovation characterizes a model in which firms commercialize external (as well as internal) ideas by deploying outside (as well as inside) pathways to the market. In an open innovation process, projects can be launched from internal or external sources and new technology can enter at various stages. Projects also go to market in a number of ways, such as out-licensing or a spin-off venture in addition to traditional sales channels.

The Fundaments of open innovation course will approach the major principles of Open Innovation, such as:
• Not all smart people work in-house - need to tap into external knowledge;
• Research does not need to originate from our internal work to be profitable for us;
• External R&D can generate significant value to us;
• A strong business model is more important than first to market;
• Internal as well as external ideas are essential to win;
• We can capitalize on our own IP and we should buy others’ IP when needed.

And the four generic open innovation strategies:
• Pooled R&D - shared R&D;
• Spinouts;
• Licensing 
• Innovation ecosystem building fro SMEs

Instrutor convidado: Prof Dr. Wim Vanhaverbeke studied philosophy and economics at the Catholic University of Leuven and obtained a DBA at theIESE-business school in Barcelona in 1995. He is currently Professor Strategy & Organisation at the Hasselt University (Belgium) in the Department of Business Studies and is appointed as visiting professor "Open innovation" at ESADE(Spain) and the National University of Singapore (Singapore).

* Este curso será apenas ministrado em Inglês, sem tradução simultânea / This course will only be taught in English, without simultaneous translation

» Topo

Programas de idéias e desafios

13 de Novembro, Tarde

A inovação aberta direcionada por desafios tem sido utilizada por diversas organizações para a ativação de uma rede, no intuito de coletar ideias e propostas de projetos em massa, na busca de demandas ou soluções, sejam tecnológicas, de produto ou de novos modelos de negócio.

Este curso possui como objetivo apresentar as dimensões chave de estruturação de um programa de ideias e desafios, e as lições aprendidas identificadas na prática:

1. Estruturação de rede: identificação de público de interesse, análise dos motivadores para engajamento da rede, estudo de modelos de recompensa e premiação; importância da qualificação da rede;

2. Estruturação de processos: elaboração das etapas divergentes e convergentes do processo, auto-regulação do processo, envolvimento de participantes internos e externos, critérios para tomada de decisão, entre outros aspectos;

3. Ativação da rede: a importância de engajar devidamente a rede de interesse, e alternativas para ativação da rede;

4. Moderação & animação da rede: os efeitos de animação da rede de interesse, e alternativas para moderação;

5. Métodos e ferramentas: métodos de criatividade e ferramentas que podem ser utilizadas para sistematizar o processo estruturado; aspectos críticos na seleção de uma plataforma de inovação aberta.

6. Métricas: indicadores de interesse para a devida gestão de redes de inovação em programas de ideias e desafios.

7. Etapas de um projeto de implantação de programa de ideias e desafios & lições aprendidas.

Este curso possui como público alvo gerentes de inovação e redes de inovação que possuam interesse em estruturar programas de gestão de ideias e desafios, seja com participantes internos, seja com agentes externos

Instrutor convidado: Marcelo Prim, Mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui grande experiência em gestão de inovação, tendo atuado no Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, na estruturação e gestão de processos de inovação para a Natura e na gestão de programas de P&D da Sygma Motors. Foi Diretor de Planejamento da PuraInova Inovação S.A., empresa de inovação no setor de dermocosméticos; e atualmente é Sócio-Diretor da Allagi Open Innovation Services.

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

Knowledge integration and open innovation (INTERNATIONAL COURSE)

November 13th, Afternoon

This course will focus the challenges of disintegrating trends and integrating necessities emanating from three major trends: 1) internationalization of R&D, manufacturing and markets; 2) transformations in national and global markets, such as e.g., deregulation and privatization; and 3) changes in the character of developments in science and technology, in particular in terms of increasing speed and specialization in terms of increasing speed and specialization.

Instrutor convidado: Fredrik Tell, Professor at Linköping University, PhD, Lic Econ, BSc, Management at Linköpings universitet

* Este curso será apenas ministrado em Inglês, sem tradução simultânea /* This course will only be taught in English, without simultaneous translation

» Topo

Building up a Technology Transfer Community from a Government perspective (INTERNATIONAL COURSE)

13 de Novembro, Tarde

This course will provide insights about supportive measures for the utilization of results from research and development from a Government perspective.

From the point of the central administration, exploitation of public research IP has been developed through a mix of policy measures. In addition to the direct measures to promote exploitation of public research IP, a variety of initiatives have been taken to improve the performance and innovative capacity of Danish universities in general. Several of these initiatives can be expected to influence also the exploitation of university IP - even if this was never announced as an explicit objective.

Instrutor convidado: Gert Vilhem Balling is the Special Advisor at the Ministry of Science, Technology and Innovation (Danish Agency) and co-team leader in the commercialization of research at the Center for Strategic Research and Growth. Previously he was the Head of Secretariat of the National Network of Technology Transfer from 2005-2009. He was also appointed by DG Research under EU commission as an independent expert for “Knowledge Transfer Forum Expert Group” during 2008-2009 and “Knowledge Transfer Metrics Expert Group” during 2007-2008. Dr. Balling holds a PhD from the IT University of Copenhagen and was also a Visiting Fellow at UCLA, Los Angeles, California.

* Este curso será apenas ministrado em Inglês, sem tradução simultânea / This course will only be taught in English, without simultaneous translation

» Topo

Managing Open Innovation (INTERNATIONAL COURSE)

November 13, afternoon

Assists the participant to identify the most suitable ways and approaches to open innovation process. It presents and discusses methods of getting outside help. Leads the development of internal competences, the implementation of processes and the alignment of interests to the OI.

Instrutor convidado: Prof Dr. Wim Vanhaverbeke studied philosophy and economics at the Catholic University of Leuven and obtained a DBA at theIESE-business school in Barcelona in 1995. He is currently Professor Strategy & Organisation at the Hasselt University (Belgium) in the Department of Business Studies and is appointed as visiting professor "Open innovation" at ESADE(Spain) and the National University of Singapore (Singapore).

* Este curso será apenas ministrado em Inglês, sem tradução simultânea / This course will only be taught in English, without simultaneous translation

» Topo

Design da experiência do usuário: a satisfação do consumidor como estratégia de inovação

14 de Novembro, Manhã

A filosofia do Design Centrado no Usuário (DCU) considera as necessidades, desejos e limitações dos usuários finais de um produto (ou serviço) como aspectos fundamentais em cada etapa do processo de design. Este workshop mostra como desenvolver produtos com a participação ativa de usuários representativos do público alvo a ser atingido com o produto final. 

Através de casos reais, o participante conhecerá como designers convidam usuários finais a participar do processo de concepção a fim de cocriar e testar soluções para seus problemas. Mostrará também que, para inovar, aspectos tecnológicos - tais como linguagem, plataforma, framework, etc - são secundários quando sabemos para quem e de que forma queremos inovar.

Instrutor convidado: Paulo Melo, Psicólogo, mestre em Psicologia Cognitiva e doutor em Design. Profissionalmente, Paulo atuou como Designer de Interação e Especialista em Usabilidade no CESAR (Recife) e CSIRO (Austrália). Nos últimos anos, ele tem atuado na área de Experiência do Usuário (UX), onde trabalhou pelo CESAR (Curitiba), Philips (Holanda) e In/situm (São Paulo). Ao longo de sua experiência profissional, Paulo participou de projetos ligados a jogos para aparelhos celulares, acessibilidade, aplicações médicas, TV digital, sistemas de informação e design de produtos. Atualmente Paulo é gerente de negócios no CESAR (São Paulo).

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

COCRIAÇÃO: uma abordagem prática para as empresas brasileiras abraçarem a inovação

14 de Novembro, Manhã

Propõe conceitos e práticas da cocriação utilizando casos brasileiros e internacionais. Trabalha princípios e métodos aplicados para catalisar processos que engajam clientes, colaboradores e outros stakeholders. Facilita reflexões sobre como tornar as organizações cocriativas e liderar iniciativas em diversas áreas (marketing, comercial, P&D, rh, suprimentos, etc).

Palavras chave do workshop: cocriação, plataformas de engajamento, ideação, redesign de interações, modelagem colaborativa de soluções, ambientes de experiência, generatividade, reflexividade, diálogo, acesso, transparência, inclusividade, integratividade, comunidades, stakeholders.

Instrutor convidado: André Ribeiro Coutinho, arquiteto de inovação associado à Venkat Ramaswamy (um dos idealizadores do conceito de cocriação) na América Latina. Professor de Business Design dos MBAs da Business School São Paulo e e dos programas executivos da HSM Educação.

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

Estratégia de Inovação Tecnológica

14 de Novembro, Manhã

Desenvolve a capacidade para: mapear o modelo do negócio, identificando fatores de sucesso; gerar um portfolio de projetos alinhado com a estratégia da empresa; identificar quais tecnologias são estratégicas para o sucesso do negócio; realizar avaliação da capacidade tecnológica da empresa frente aos concorrentes; mostrar ferramentas para antecipar ameaças e oportunidades tecnológicas; identificar etapas para delinear um plano estratégico para a tecnologia;identificar fatores críticos para avaliar a gestão tecnológica. As práticas serão ilustradas com casos de empresas como Google, Vallée, Cemig, Usiminas, 3M e outras.

Instrutor convidado: Eduardo Vasconcellos, é Professor Titular da FEA USP na área de gestão da tecnologia e da inovação. É Administrador pela USP, Mestre pela Vanderbilt University com cursos de aprimoramento no INSEAD (Suiça) e MIT (EUA) na área de gestão da tecnologia e inovação. Tem mais de 100 artigos publicados nesta área no Brasil e no exterior. Membro da Diretoria da International Association for the Management of Technology (EUA). Palestras e trabalhos sobre este tema foram apresentados nos EUA, Japão, França, Inglaterra, Dinamarca, Itália, México e outros países. Consultorias na área de gestão da tecnologia e inovação para a ONU (Viena). World Panamerican Organization (Washington), Mercedes Benz do Brasil, Rhodia, Vale, Vallée, J&J, Cemig, Aracruz, Votorantin Celulose e Papel, e outras

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

Transferência de tecnologia

14 de Novembro, Manhã

Este curso tem como conteúdo programático:

  • Fundamentos e atual contexto;
    • O Contrato de Transferência;
    • Tipos de Contratos Averbados no Brasil;
    • Franquias;
    • Banco de Dados do INPI em Transferência de Tecnologia (estatísticas);
    • Absorção tecnológica e Transferência de Tecnologia;
    • Inovação e Transferência de Tecnologia

      Instrutor convidado: Lia de Medeiros, Graduada em Economia em 1973 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial desde 1977 como analista de Contratos de Licenciamento e Transferência de Tecnologia, sendo especialista em Propriedade Industrial. Ocupou o cargo de Chefe da Divisão de Contratos de Exploração de Patentes e Fornecimento de Tecnologia da Diretoria de Transferência de Tecnologia do INPI de 1991 a 2004 e, desde então, é Coordenadora Geral de Contratos de Transferência de Tecnologia e substituta do Diretora Substituta de Contratos, Indicações Geográficas e Registros do INPI.

      * Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

How innovation intermediaries connect Open innovation markets? (INTERNATIONAL COURSE)

November 14th, Morning

In response to different strategic and operational open innovation challenges, innovation intermediaries have emerged to enable companies to transgress their own company barriers and quickly and inexpensively identify solutions for future innovation opportunities or current technological requests. For example, Ninesigma has acted as the preferred intermediary in over 2000 innovation requests for Blue Chip companies around the world e.g. GE, Philips, P&G, etc.

This seminar provides C-Level leaders and innovation managers with new insights on how to: a) design innovation structures to integrate innovation intermediaries on their innovation strategy; b) overcome problems of aligning open innovation initiatives; c) obtain effective innovation outcomes with leadership support; and) scan the innovation landscape for new ideas.

This session conveys the latest concepts of innovation intermediaries, open innovation and technology markets with a focus on new market combinations relevant for Brazilian enterprises.

Instrutor convidado: Henry Lopez-Vega is a post-doctoral researcher at Linkoping University in Sweden. His multi-level Open Innovation research ranges from C-Level strategy and organizational business models that drive successful innovation to (Open) Innovation Policy advice. Recently, Henry advised on numerous open innovation, smart cities and consultancy projects with companies like Philips Research, NineSigma, EsadeCreapolis, Atos Research & Innovation and, public institutions, like the European Commission and IEMED. Henry has a Ph.D. on Management Science from Esade Business School, Spain and Ph.D. on applied Economics from Hasselt University, Belgium.  Some of his current areas of work include: open innovation, corporate venturing, innovation intermediaries, reverse innovation, national systems of innovation and knowledge integration.

* Este curso será apenas ministrado em Inglês, sem tradução simultânea / This course will only be taught in English, without simultaneous translation

» Topo

Design thinking e inovação

14 de Novembro, Tarde

Apresenta o design thinking como processo de solução criativa de problemas. Discute a dicotomia entre análise e síntese, pensamento convergente e divergente, e de como superá-la. Explora as etapas do processo de design: exploração, ideação, prototipação, aprendizado.

Instrutor convidado: Maria Augusta Orofino, Mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Especialista em Administração Pública e Marketing. Administradora de Empresa. Atua na InnovaService – programa baseado em abordagens práticas para capacitar organizações em inovação. É diretora da Prospect Ideias em Movimento – consultoria em empreendedorismo, inovação, design thinking, desenvolvimento de modelos de negócio e gestão do conhecimento. Consultora organizacional com mais de 20 anos de experiência, tendo atuado em empresas como: Tractebel Energia, Brasil Telecom (Oi), Portobello, Bunge, Itagres, Eletrosul, FIESC , Sebrae SC. Palestrante TEDx Curitiba (Jul/11) sobre Design Thinking. Professora da Clear Educação e Inovação. Autora do blog www.mariaaugusta.com.br e co-autora de www.bmgenbrasil.com

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

Inovação e Estratégia

14 de Novembro, Tarde

A empresa competitiva tem a inovação como força-motriz da lucratividade sustentável, da atração de talentos e do engajamento com a sociedade. Não somente importa, no entanto, a capacidade de gerar boas ideias e transformá-las em produtos e serviços inovadores, mas também a agilidade em fazê-lo - basta dizer que enquanto o Google lançou o Gmail, o Google+, o sistema operacional Android e a plataforma Google Apps, a Yahoo! ainda se via enredada na definição de suas prioridades de desenvolvimento. A disciplina de acertar o alvo constantemente não é trivial e em grande medida requer técnica e liderança firme.

Esse curso tem como objetivo convergir a vanguarda do estudo acadêmico sobre gestão da inovação com a prática das empresas, notadamente daquelas que são reconhecidamente líderes na área. Serão abordados temas tais como Criatividade no contexto das empresas, Alinhamento estratégico da inovação, Papel da tecnologia e do Chief innovation officer e Cultura para inovação. As teorias apresentadas serão discutidas com o apoio de casos de estudo de empresas tais como Google, 3M, Volvo, Laboratório Fleury, Chesf, Telefonica/Vivo, entre outras.

Instrutor convidado: Luís Fernando Guedes, Executivo e professor com mais de 15 anos de experiência atuando em empresas públicas e em multinacionais, entre as quais Google, Telefonica, Embratel, Receita Federal e NEC. Assessor de empresas e governos, foi, entre outras iniciativas, coordenador adjunto pela FIA do projeto de desenho institucional da Agência Brasileira de Controle de Dopagem e da Autoridade Pública Olímpica do Brasil, ambos sob contrato com a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento. Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP, Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, MBA pela FIA e especialista em Telecomunicações pela FEI, tem publicados 19 trabalhos científicos, entre capítulos de livros, artigos em revistas e seminários internacionais.

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

Comunicação interna: como disseminar a cultura de inovação?

14 de Novembro, Tarde

Este curso capacita gestores e profissionais de comunicação para a utilização dos canais de comunicação organizacionais para motivar e engajar colaboradores nos processos de mudanças internas e quebra de paradigmas, com o objetivo de promover a cultura da inovação. Apresenta conceitos de comunicação interna e cases de sucesso de empresas envolvidas com projetos de inovação.

Instrutor convidado: Flávia Fonseca, jornalista. Trabalhou como profissional de comunicação interna da Fiat Automóveis, foi assessora de comunicação corporativa da Construtora Lider e assessora de imprensa da Ricardo Eletro, MMX, Ativas/Grupo Asamar e Banco Semear/Grupo Seculus. Também foi repórter de Informática e Tecnologia do jornal Estado de Minas. Atualmente é diretora e sócia da Tinno Comunicação, agência especializada em empresas de tecnologia e inovação. Formada em Comunicação Social pela PUC.Minas com especialização em Comunicação e Gestão Empresarial pelo IEC/PUC. Possui experiência desde 1999 na gestão de projetos de comunicação corporativa, incluindo o desenvolvimento de estratégias para sustentação de programas de inovação.

» Topo

Inteligência tecnológica

14 de Novembro, Tarde

Apresenta os conceitos de estratégia tecnológica, roadmap tecnológico e capacitação tecnológica, assim como seus processos. Discute o processo de identificação de parceiros e concretização de alianças: mecanismos de propriedade intelectual, licenciamento e transferência de tecnologia.

Instrutor convidado: Cláudio Mazzola, Technology Intelligence Manager - Clarke, Modet & Co, Master, Aeronautical Engineering at Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, 10 years of experience dealing with technology innovations, particularly intellectual property rights, in a range of aerospace and defense, energy, mining and electronic areas, Professional career in large, small and medium-sized multinational and national companies, with experience in R&D projects abroad, as well as academy, Entrepreneurial consulting analyst with strong capabilities in linking intellectual property and business strategy for value extraction, Experienced with management of technology and business-strategy services in all aspects of intellectual property, patent intelligence and technology transfer, Specialties - Intellectual Property Management; Technology Intelligence; Technology Transfer and Public Policies

* Este curso será apenas ministrado em Português, sem tradução simultânea / This course will only be taught in Portuguese, without simultaneous translation

» Topo

 

Confira as últimas edições do Boletim OIC:

» Novembro   » Outubro   » Setembro  » Ver todos

Receba os Boletins OIC.

» Ciência sem Fronteiras promoveu maior encontro de países e empresas já realizado desde seu lançamento
Nesta terça-feira, 13 de novembro, o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, promoveu a maior reunião de países, empresas e organizações parceiras já realizada desde seu lançamento...


» Outras notícias