|
Acompanhe as atividades do centro e relacione-se com os demais profissionais da inovação por meio da plataforma openinnovationbrasil.ning.com. |
|
Editorial |
|
Novos rumos para um momento de maturação do movimento da inovação
Desenvolver competências para inovar é o principal desafio organizacional das empresas no momento. No Brasil, o movimento pela inovação ganhou força há cerca de uma década, com a criação de um conjunto de políticas públicas e uma resposta positiva da iniciativa privada. Empresários, pesquisadores e empreendedores foram estimulados a inovar com acesso a recursos e incentivos fiscais, ao mesmo tempo em que o governo criou um ambiente mais favorável à cooperação público-privada.
Leia mais
|
|
|
 |
|
Suíte |
|
Gestor da Inovação: um maestro de redes de inovação
Um sal de cozinha utilizando indevidamente um selo de qualidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi o que levou a advogada por formação Cristina Assimakopoulosa enveredar pelos caminhos da inovação. Trabalhando no departamento jurídico da universidade e acostumada a lidar com casos ortodoxos, ela se deparou com uma situação que resultou na criação de um núcleo de propriedade intelectual na Unifesp e serviu de pontapé inicial para uma mudança de rumo na própria carreira. Da Unifesp para trabalhar com pesquisa na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Cristina foi se aprofundando cada vez mais no universo da inovação até cruzar a fronteira da universidade para o setor privado, como analista master de Desenvolvimento Tecnológico da Vale, onde ajuda a viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com a academia. Leia mais |
|
|
 |
|
Artigo |
|
Afinal, o que faz um gestor da inovação?
Nas últimas décadas, as empresas passaram por alguns importantes avanços gerenciais. O foco na qualidade forçou as empresas a desenvolverem processos de produção mais rigorosos. Em seguida a onda do Lean e Six Sigma, estimulou as empresas a adotarem processos empresariais ainda mais severos, eliminando lacunas e criando controles rígidos. Por fim, as empresas adotaram o Downsizing e o Outsourcing, onde qualquer tarefa que pudesse ser eliminada era eliminada e qualquer trabalho que pudesse ser terceirizado por um menor custo era terceirizado. Leia mais |
|
 |
|
Notícias |
Notícias do Centro de Open Innovation – Brasil e seus parceiros |
Curso “Programa de Ideias e Desafios”
Sessão de Benchmarking em Inovação Aberta
Seminário Jornalismo da Inovação |
|
|
|
|
|